Marcos Nogueira
Umas e Outras - 27/06/25

Marcos Nogueira
E agora , Lula ?...
A cobrança do IOF foi por água abaixo, depois que o Congresso derrubou o Decreto presidencial, o que deixou em desespero o ministro Fernando Haddat e toda a sua corte de vassalos petistas. Agora estão apelando para o Supremo, o que não deve prosperar, pois a interferência pode resultar em conflito muito maior. E nós perguntamos: E agora, Lula?…
Por muito menos, Dilma foi afastada da presidência. Gastos excessivos!
São João sulista.
E foi o que pudemos ver por toda a Paraíba: uma festividade quase sem sanfona, sem zabumba e triângulo. Uma festa simplesmente ao gosto de quem não tem bom gosto.
Uma festa elitizada, onde somente se visou o lucro financeiro, ficando o povão sem sentir o verdadeiro forró. E ainda uma bailarina de Zezé de Camargo, Bianca Alencar, comparando a comida nordestina com lavagem, enquanto outra, uma bailarina de Leonardo, se apresentou sem calcinha.
E nós perguntamos: por que trazer esses cantores ultrapassados, para participar de uma festividade tipicamente nossa? Só se explica em relação à adulteração de contratos, como foi comprovado no caso de Leonardo, ficando uma parte com o empresário e outra com a prefeitura. Mas o cantor ainda leva uma boa soma!
Agora, experimente um cantor nordestino cantar no ” terreiro” deles! E já é tempo de se dá um basta nesses malandros desafinados!
Cassação sem explicação .
Uma juíza achou por bem cassar os mandatos do prefeito e vice-prefeito e de um vereador de Cabedelo. A alegação dela é algo que deixou aquela cidade numa interrogação. Simplesmente foi alegada compra de votos e ida dos candidatos à periferia da cidade, onde, supostamente, moram facções criminosas. Mas o candidato André Coutinho conseguiu quase 26 mil votos, enquanto seu mais próximo adversário, Walber Virgulino, conseguiu pouco mais de 8 mil sufrágios.
Perguntamos: se um candidato não pode visitar locais de um centro urbano, como o então ministro da Justiça Flávio Dino pôde andar, sem qualquer problema, na favela da Maré, no Rio de Janeiro, e o candidato a presidente, Lula, desfilou, inclusive, com boné de uma perigosa falange ?
Vamos com calma, que o santo é de barro! André Coutinho é uma pessoa querida pela população cabedelense, e sempre pautou pelo correto. Isso é o que sabemos, assim como os milhares de eleitores que sufragaram seu nome repetem!
Mas o prefeito e seu vice continuam nos respectivos cargos, enquanto o vereador segue com seu mandato legislativo.

O Brasil ao contrário . Quem não se lembra de Lindinho, Amante, Vampiro, Montanha, Capitão Cueca, etc? Pois são eles que estão mandando no país, que tem um ex-presidiário como presidente. E o resultado é que o Brasil está simplesmente falido! Além disso, temos uma polícia federal, em grande parte, fazendo o jogo dessa gente.
Esperamos que a coisa mude e mude para melhor. Estamos em déficit na Educação, Saúde, Agricultura, principalmente no Nordeste brasileiro. Errar é humano; persistir no erro é que são elas!
Novas denúncias .A prefeitura de Patos novamente é manchete em casos de escândalos administrativos: desvio de verbas. Agora envolve um Secretário Municipal, uma empresa de construção e a prefeitura de Patos. A denúncia partiu do ministério Público e promete ações enérgicas. Vamos esperar para ver..Guerra e loucura.O Irã se volta contra Israel. E de repente uma guerra sem sentido leva à morte milhares de jovens. Cidades são destruídas e prédios ficam em ruínas. Tudo é desespero, menos para o Hamas, habituado a práticas violentas, capaz de estuprar e assassinar jovens, assim como jogar futebol com cabeças humanas. E não estamos falando de filme de ficção, não. São verdades vividas na região da Ásia. Os EUA estão tentando dar um basta nesse banho de sangue. E o interessante é que tudo é feito em nome de Alá, o Deus do Irã.Também na Ucrânia e Rússia .Sabemos que a Rússia possui um dos maiores poderes bélicos do mundo. Isso em terra, ar e mar, capaz de destruir o mundo. À sua frente um ditador doente, senil e louco: Putin. E, a exemplo de Stalin, Lenin, déspotas que assassinaram milhões de russos e ucranianos, agora tenta destruir a Ucrânia, numa guerra que chega há três anos e que já ceifou cerca de um milhão de vidas. E enquanto sangue e lágrimas são derramados, Putin continua indiferente a tanto sofrimento!E o teatro?...
Sim! E o teatro de Patos, com construções iniciadas no governo Chica Mota, em 2013 e que continua sem data certa para inauguração ? Mas verbas e mais verbas vieram de Brasília, tudo com o dedo de Hugo Mota, filho de Nabor Wanderley, prefeito de Patos. Somente não sabemos seu destino, embora vários prefeitos tenham assumido os destinos do município. Até quando!….
E a Câmara de Vereadores ?...
Seis meses e até o presente nenhuma novidade. Tudo é inércia. Ainda tiramos o chapéu para o vereador Rafael da Civil, pela sua difícil luta em prol dos animais de rua, inclusive com a ONG Adota Patos, e pelo trabalho longe dos focos, inclusive está prestes a conseguir uma máquina de fazer ração, além de outros benefícios, que vão aliviar um pouco a dor de centenas de animais, que vagueiam, indiferentes aos olhos humanos, pelas ruas de nossa cidade .
Estão chegando
Deputados federais já estão dando ares de suas presenças. Mas eles buscam, primeiramente, os chamados ” donos” dos votos. Aí esses procuram a ” boiada”, dão alguns trocados, e lá se vão os votos. Mas nós vamos denunciar todas essas manobras desonestas, inclusive por parte de Vereadores ditos honrados. E seus nomes serão divulgados, podem ter certeza!
Depois tem mais!
* Marcos Nogueira é Jornalista e foi editor dos Jornais A União, O Norte, O Combate, O Sertão (proprietário) Correio da Paraíba.
COMENTÁRIOS