A corrida pela Chuteira de Ouro em 2025

Mesmo com apenas um ponto de vantagem, Gyökeres leva vantagem significativa em gols: são dez a mais que Mbappé e Salah, considerando apenas os campeonatos nacionais. A Chuteira de Ouro contabiliza exclusivamente os gols marcados nas ligas europeias.
O brasileiro mais bem colocado na lista é Raphinha, do Barcelona, apenas em 21º, com 18 gols e 36 pontos. O atacante gaúcho, capa da PLACAR de maio, porém, é um dos artilheiros da Champions League com 13 gols, empatado com Guirassy, do Borussia Dortmund, o que faz dele um dos candidatos ao prêmio Bola de Ouro.
Gyökeres, que interessa ao Arsenal e outros gigantes do continente, superou em bolas na rede, mas não em pontuação final, o Chuteira de Ouro de 2024, o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique, que fez 36 gols e 72 pontos.
A disputa pela Chuteira de Ouro de 2025
1- Gyökers – 38 gols – 57 pontos – Sporting
2- Mbappé – 28 gols – 56 pontos – Real Madrid
3- Salah – 28 gols – 56 pontos – Liverpool
4- Harry Kane – 25 gols – 50 pontos – Bayern de Munique
5- Lewandowski – 25 gols – 50 pontos – Barcelona
6- Retegui – 24 gols – 48 pontos – Atalanta
7- Isak – 23 gols – 46 pontos – Newcastle
8- Biereth – 24 gols – 42,5 pontos – Mônaco/SK Sturm Graz
9- Haaland – 21 gols – 42 pontos – Manchester City
10- Marmoush – 21 gols – 42 pontos – Manchester City/Frankfurt
Os critérios de pontuação da Chuteira de Ouro
Para equilibrar a competitividade, os gols feitos nas cinco principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) recebem um multiplicador de 2. Já os gols marcados em ligas ranqueadas entre a 6ª e a 22ª, como a de Portugal, posição contam com um coeficiente de 1,5. Abaixo disso, cada gol vale um ponto.
Em caso de empate na pontuação, o desempate é feito com base no menor número de minutos em campo ao longo da temporada — vence quem jogou menos. Se ainda houver igualdade, o critério seguinte é o número de assistências, favorecendo quem tiver mais passes para gol.
Persistindo o empate, analisa-se a quantidade de gols de pênalti, com vantagem para o jogador que tiver marcado menos vezes dessa forma. Se todos os critérios forem iguais, o prêmio é dividido entre os jogadores.
[Por: Revista Placar]
COMENTÁRIOS