Seja bem-vindo
Patos,03/07/2025

  • A +
  • A -

Julho terá clima mais quente e chuvas irregulares no Brasil

Oeste
Julho terá clima mais quente e chuvas irregulares no Brasil



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas próximas à média em grande parte do Brasil em julho. No norte da Região Norte, oeste do Paraná e nordeste do Rio Grande do Sul, os volumes devem ficar abaixo da média. Já nos extremos oeste, norte e nordeste do país, a tendência é de chuvas acima da média.


Na Região Norte, o leste do Acre, o noroeste do Amazonas e o norte do Pará devem registrar chuvas mais localizadas. Em contrapartida, o Amapá e a divisa de Roraima com o Amazonas devem ter precipitações abaixo da média. Nas demais áreas, os volumes tendem a se manter próximos ao padrão histórico.


Como será o clima de julho, segundo previsão do Inmet
Como será o clima de julho, segundo previsão do Inmet | Foto: Divulgação/ Inmet

No Nordeste, são esperadas chuvas acima da média no norte do Ceará, sudoeste da Paraíba, leste e centro de Pernambuco e nordeste de Alagoas, com acumulados superiores a 60 mm. No restante da região, os volumes devem seguir a média, com tendência de redução no interior, como é típico do período.


Centro-Sul deve ter pouca chuva e altas temperaturas


As regiões Centro-Oeste e Sudeste devem registrar acumulados abaixo de 50 mm, com volumes próximos à média. No sudoeste do Mato Grosso e no oeste do Mato Grosso do Sul, pode chover levemente acima da climatologia.


Na Região Sul, a previsão indica chuvas acima da média no centro-leste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem passar dos 130 mm. No nordeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, os volumes devem ficar abaixo da média. As demais áreas tendem a manter os níveis históricos.


A previsão também aponta temperaturas acima da média em quase todo o país. Os maiores desvios devem ocorrer no centro-sul do Pará, norte e sudoeste do Mato Grosso, e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com máximas entre 25°C e 28°C. No leste do Nordeste e norte do Sudeste, os termômetros devem marcar entre 24°C e 26°C.


Inmet: agricultura poderá ser afetada


A combinação de calor e chuvas irregulares pode afetar culturas permanentes e pastagens no centro-sul do Pará, onde há menor reposição hídrica. Também há risco para lavouras irrigadas com alta demanda evaporativa.


As chuvas acima da média na região conhecida como Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia) podem beneficiar a terceira safra de feijão e milho. Já no Matopiba, há risco de estresse hídrico, especialmente para o milho em fase de floração.


No Centro-Oeste, o tempo seco favorece a colheita do milho segunda safra e do algodão. No Sudeste, o clima ajuda a colheita de café e cana-de-açúcar. Porém, a alta temperatura e a baixa umidade exigem manejo cuidadoso do solo. Geadas pontuais podem prejudicar o milho reprodutivo, mas beneficiar o trigo em início de desenvolvimento.


Na Região Sul, a previsão de chuvas pode dificultar a semeadura das culturas de inverno. O risco de geadas aumenta, o que pode afetar hortaliças e frutíferas.



Leia também:



[Revista Oeste]


Conteúdo Original






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.