Autores de HQs biográficos participam do 'Abril para Leitura', em Sousa

Em continuidade ao evento cultural ‘Abril para Leitura’, o Banco do Nordeste Sousa – antigo CCBNB – realiza nesta terça, 29, e quarta-feira, 30, um encontro com autores de histórias em quadrinhos (HQs) que destacam personalidades da Paraíba e do Brasil. Os encontros com o público ocorridos no Teatro Multifuncional e no Auditório serão contínuos pelo mestre em História, Sabrina Bezerra, e pelo ilustrador paraibano, Américo Filho. Os interessados podem participar da programação, com entrada gratuita.
A convidada Sabrina Bezerra apresentará, às 14h, Anayde Beiriz, uma mulher que marcou a memória dos paraibanos nas décadas de 1920 e 1930, com seus escritos e publicações que alcançaram revistas na Paraíba e no Nordeste. Por sua vez, o ilustrador Américo Filho apresentará ao público, às 15h20, o universo dos quadrinhos biográficos. Para ele, esta é uma maneira de apresentar e narrar a concepção dos personagens principais, desde a elaboração até a finalização das cenas.
A quarta-feira será dedicada à literatura de cordel. Na ocasião, o cordelista Patrick Lima, autor de mais de 20 títulos, mediará uma roda de conversa que propõe uma reflexão sobre como a poesia popular nordestina se reinventa ao encontrar clássicos da ficção fantástica, conquistando novos públicos e expandindo suas possibilidades narrativas.
O 'Abril para Leitura' é um evento cultural anual e promove atividades literárias como palestras, debates, sarais, recitais, performances e shows. O evento também contempla a 10ª Mostra de Poesias Abril para Leitura, com o tema “No Sertão da Paraíba Chove Literatura Popular”. O evento visa promover o intercâmbio cultural com o público do Alto Sertão Paraibano e a valorização da literatura popular, especialmente a poesia.
Confira abaixo a programação:
Terça-feira, 29
Às 14h, no Teatro Multifuncional – Anayde Beiriz em quadrinhos, de Sabrina Bezerra.
Às 15h20, no Auditório – A magia dos quadrinhos biográficos, de Américo Filho.
Quarta-feira, 30
Às 14h, no Teatro Multifuncional – A importância do cordel no universo da literatura.
Às 14h, A batalha de Oliveiros com Ferrabrás: A magia do cordel nos quadrinhos
Às 15h20 – Cordel Geek: o encontro da tradição nordestina com a cultura pop
Acesse imagens de divulgação no portal do Banco do Nordeste .
COMENTÁRIOS