Pacientes denunciam perda de visão após procedimentos oftalmológicos no Hospital das Clínicas de Campina Grande

O telejornal JPB 2ª Edição, exibido na noite desta segunda-feira (19), veiculou uma reportagem sobre denúncias de pacientes que afirmam ter perdido a visão após procedimentos oftalmológicos realizados nos últimos meses no Hospital das Clínicas de Campina Grande (HC).
Durante a matéria, Inácio Quaresma Neto, filho de uma das pacientes afetadas, relatou que sua mãe iniciou o tratamento há cerca de cinco meses com a aplicação de injeções intraoculares para tratar problemas de visão. Segundo ele, após a última aplicação, realizada na quinta-feira passada, ela perdeu completamente a visão de um dos olhos. “Ela conseguiu essas injeções pelo Estado, para serem aplicadas no HC. Já saiu de lá dizendo que o procedimento tinha dado errado. Era um mutirão, e parece que há outras pessoas com o mesmo problema dando entrada em hospitais", declarou Inácio.
Em nota à imprensa, o Governo do Estado negou qualquer falha nos procedimentos e classificou as denúncias como fake news. No entanto, a solicitação da Secretaria Estadual de Saúde para transferência da paciente ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Help) levanta questionamentos sobre o caso.
Importante destacar que o programa estadual Opera Paraíba realizou, apenas no ano passado, cerca de 700 procedimentos oftalmológicos semelhantes no mesmo hospital.
Diante da gravidade das acusações, o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes. A Polícia Civil, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e a Secretaria Municipal de Saúde devem investigar as circunstâncias e possíveis responsabilidades envolvidas.
Veja Vídeo:
Design de Marcelo Negreiros
COMENTÁRIOS