Veja como funcionam os switches que foram desligados no Boeing 787 segundos antes da queda na Índia

Como amplamente repercutido desde a noite de ontem, 11 de julho, no mundo todo, a Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia (AAIB) divulgou o relatório preliminar sobre o acidente aéreo com o Boeing 787-8 de matrícula VT-ANB, da Air India, ocorrido em 12 de junho, no início do voo AI-171, de Ahmedabad (Índia) para Londres-Gatwick (Inglaterra).
Embora o relatório preliminar seja apenas uma apresentação factual de dados e informações colhidos no início da investigação, ainda sem uma busca pelas causas do acidente, chamou a atenção o fato de os dois switches (chaves, ou interruptores, de liga/desliga) da alimentação de combustível dos motores terem sido desligados.
Como visto, o gravador de dados do Boeing 787 (EAFR – Enhanced Airborne Flight Recorder) registrou que, três segundos após o avião sair do chão, os interruptores de corte de combustível dos motores 1 e 2 passaram da posição RUN (funcionando) para CUTOFF (desligado), um após o outro, com diferença de 01 segundo.
Dez segundos depois, após um dos pilotos ter perguntado ao outro “Por que você cortou o combustível” e receber como resposta “Eu não fiz isso”, as chaves foram recolocadas na posição RUN, porém, já não havia mais tempo para os motores voltarem a desenvolver potência antes da queda.
Assim, diante dessa informação, o vídeo mostrado a seguir passou a circular pelas redes sociais, mostrando como é o movimento que precisa ser feito para desligar os dois switches no Boeing 787:
Como visto nas cenas acima, o desligamento é feito a partir da aplicação de uma certa força pelo piloto para tirar cada um dos switches da posição RUN para CUTOFF.
Agora, é necessário esperar a continuidade da investigação para que se tenha, no relatório final, a apresentação das prováveis causas que levaram ao desligamento de ambas as alimentações de combustível instantes após o avião sair do solo.
Leia também: “Por que você cortou os motores?”, disse um piloto ao outro segundos antes da queda do Boeing 787 indiano
Por: Murilo Basseto para Aeroin
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