Seja bem-vindo
Patos,12/07/2025

  • A +
  • A -

Veja como funcionam os switches que foram desligados no Boeing 787 segundos antes da queda na Índia

Aeroin
Veja como funcionam os switches que foram desligados no Boeing 787 segundos antes da queda na Índia

Como amplamente repercutido desde a noite de ontem, 11 de julho, no mundo todo, a Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia (AAIB) divulgou o relatório preliminar sobre o acidente aéreo com o Boeing 787-8 de matrícula VT-ANB, da Air India, ocorrido em 12 de junho, no início do voo AI-171, de Ahmedabad (Índia) para Londres-Gatwick (Inglaterra).





Embora o relatório preliminar seja apenas uma apresentação factual de dados e informações colhidos no início da investigação, ainda sem uma busca pelas causas do acidente, chamou a atenção o fato de os dois switches (chaves, ou interruptores, de liga/desliga) da alimentação de combustível dos motores terem sido desligados.





Como visto, o gravador de dados do Boeing 787 (EAFR – Enhanced Airborne Flight Recorder) registrou que, três segundos após o avião sair do chão, os interruptores de corte de combustível dos motores 1 e 2 passaram da posição RUN (funcionando) para CUTOFF (desligado), um após o outro, com diferença de 01 segundo.





Dez segundos depois, após um dos pilotos ter perguntado ao outro “Por que você cortou o combustível” e receber como resposta “Eu não fiz isso”, as chaves foram recolocadas na posição RUN, porém, já não havia mais tempo para os motores voltarem a desenvolver potência antes da queda.





Assim, diante dessa informação, o vídeo mostrado a seguir passou a circular pelas redes sociais, mostrando como é o movimento que precisa ser feito para desligar os dois switches no Boeing 787:










Como visto nas cenas acima, o desligamento é feito a partir da aplicação de uma certa força pelo piloto para tirar cada um dos switches da posição RUN para CUTOFF.





Agora, é necessário esperar a continuidade da investigação para que se tenha, no relatório final, a apresentação das prováveis causas que levaram ao desligamento de ambas as alimentações de combustível instantes após o avião sair do solo.





Leia também: “Por que você cortou os motores?”, disse um piloto ao outro segundos antes da queda do Boeing 787 indiano





Por: Murilo Basseto para Aeroin






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.