Maquiagem vegana? Saiba o que realmente muda na fórmula

Saiba o que define uma maquiagem vegana e entenda o motivo pelo qual adotar o consumo desse tipo de produto.
O veganismo está sendo adotado por cada vez mais pessoas como estilo de vida, transcendendo a alimentação e chegando até mesmo na forma com a qual indivíduos consomem produtos de maquiagem. A busca por cosméticos mais éticos e sustentáveis cresceu e a maquiagem vegana deixou de ser um nicho para se tornar tendência no mercado de beleza. Mas, afinal, o que muda de verdade na fórmula desses produtos e por que eles têm conquistado tantas consumidoras? Vamos te contar.
O que é maquiagem vegana
Ao contrário do que muita gente pensa, maquiagem vegana não é sinônimo de maquiagem natural ou orgânica, viu? Na prática, o que define esse tipo de produto é a ausência total de ingredientes de origem animal em sua composição e a não realização de testes em animais. Isso significa que itens como batons, bases, sombras e máscaras de cílios veganos são livres de substâncias como cera de abelha, lanolina (extraída da lã de ovelha), colágeno animal e até pigmentos como o carmim, derivado de insetos.
Para garantir que esses produtos tenham bons desempenhos e boa durabilidade, tal qual os produtos tradicionais, a indústria da beleza investe em alternativas vegetais, como é o caso da cera de abelha, que é substituída por cera de candelila para texturizar batons. Já o colágeno animal dá lugar ao colágeno vegetal, que é obtido a partir de proteínas do trigo, da soja e de outras plantas, e ajudam a manter a hidratação da pele.
O consumo impacta o meio ambiente
Além da preocupação ética clara, o consumo de cosméticos veganos está alinhado a um estilo de vida mais consciente e usualmente, produtos de marcas que vendem esse tipo de produto costumam vir acompanhados de embalagens recicláveis e fórmulas com menos substâncias poluentes, como é o caso da Natura, reduzindo o impacto ambiental de forma geral.
Vale a pena investir em maquiagem vegana?
A maquiagem vegana já evoluiu muito desde seus primeiros lançamentos e hoje oferece alta performance, longa duração, grande variedade de cores e uma gama alta de preços, como é o caso da Natura, citada acima, e da Vizzela. Portanto, se você deseja que o seu consumo de maquiagem impacte de forma menor o ambiente sem abrir mão da qualidade dos produtos que você está consumindo, pode ser que maquiagens veganas sejam um bom investimento.
[Seleções]
Conteúdo Original
COMENTÁRIOS