Seja bem-vindo
Patos,16/09/2025

  • A +
  • A -

Tarcísio promete punição exemplar a assassinos de delegado em SP

leia58.blog com Veja
Tarcísio promete punição exemplar a assassinos de delegado em SP



O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou na noite desta segunda-feira, 15, que o governo trabalhará para identificar e prender os criminosos responsáveis pelo assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo Ruy Ferraz Fontes, morto a tiros em emboscada em Praia Grande, litoral paulista.


“Ruy Ferraz Fontes deixou um legado na Segurança Pública de São Paulo. Foi pioneiro nas investigações contra o PCC e dedicou 40 anos à nossa Polícia Civil, chegando ao cargo de delegado-geral da instituição. Hoje foi covardemente assassinado em Praia Grande, onde atuava como secretário de administração na prefeitura local. Vamos trabalhar para identificar e prender os criminosos responsáveis, para que sejam exemplarmente punidos pela Justiça, com todo o rigor da lei”, disse o governador em nota enviada a VEJA.



Atualmente, Fontes era secretário de Administração da cidade de Praia Grande. O ex-delegado foi perseguido até bater seu carro em dois ônibus. Os criminosos se aproveitaram, desceram do carro e atiraram contra Fontes. Eles usaram fuzis para o crime.

Fontes atuou na Polícia Civil de São Paulo foi um dos primeiros a investigar a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) em território paulista.  Ele começou como delegado de polícia titular da Delegacia de Taguaí (Deinter 7) e ao longo dos anos foi delegado de polícia assistente da Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP); delegado da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc); delegado da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandou outras delegacias e divisões na capital.



Continua após a publicidade

Também esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo, órgão máximo da Polícia Civil paulista, e foi Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). Foi professor assistente de Criminologia e Direito Processual Penal da Universidade Anhanguera e atuava também como professor de investigação policial pela Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ruy assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande em janeiro de 2023, permanecendo na gestão que se iniciou em 2025.


Fontes possuía especialização em administração geral e financeira em órgãos públicos e participou de cursos complementares como o antidrogas e Antiterrorismo, realizado pelo Ministério do Interior e da Segurança Pública da Polícia Nacional da França; e o curso de aperfeiçoamento sobre repressão às drogas, em Vancouver, pela Polícia Montada do Canadá.


Polícia e Gaeco vão investigar assassinato 



O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que a investigação policial sobre o homicídio de Fontes contará com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). “Lamento o assassinato do delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes, secretário em Praia Grande e ex-delegado geral. Determinei integração de força-tarefa, com prioridade definida pelo governador Tarcísio, para prender os criminosos.


O procurador-geral de Justiça ofereceu o apoio do Gaeco”, disse o chefe da pasta por meio do X. Em nota, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa lamentou o crime contra o agente público aposentado.


Source link






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.