FIA WEC já movimenta Viracopos com chegada de cargueiros Boeing 747

A movimentação da FIA World Endurance Championship (WEC) já começou no Brasil com a chegada de dois dos cinco cargueiros Boeing 747 ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A operação de transporte de equipamentos da prestigiada competição de automobilismo de longa duração mobiliza aeronaves cargueiras de grande porte vindas da Europa.
Na manhã deste sábado, 5 de julho, pousou o segundo dos cinco Jumbos contratados. Trata-se do Boeing 747-400F da Air Atlanta Icelandic, matrícula TF-AMU, com pintura do Network Aviation Group, que aterrissou às 07h12 e decolou de volta às 11h51, após o desembarque da carga.
Outro cargueiro da mesma companhia, de matrícula TF-AKE, também com as cores do Network, está em rota para o Brasil. Na tarde deste sábado, a aeronave fazia uma escala técnica nas Ilhas Canárias, com pouso previsto em Viracopos às 23h38. Sua decolagem está programada para às 03h30 da madrugada de domingo, 6 de julho, podendo ser acompanhada ao vivo por câmeras e rastreadores online.
A movimentação segue intensa: ainda na madrugada de domingo, às 03h30, está prevista a chegada de um terceiro Jumbo, que deve partir às 07h30. O último voo da operação deve pousar na segunda-feira (7) às 13h20, com decolagem agendada para as 17h20 do mesmo dia. Todos os horários são estimativas e podem sofrer alterações, atrasos ou cancelamentos.
A série de voos tem como objetivo transportar os equipamentos da FIA WEC, o principal campeonato mundial de corridas de resistência, com provas que duram de 6 a 24 horas. A temporada de 2025 conta com 13 fabricantes e 36 protótipos inscritos, incluindo nomes de peso como Ferrari, Porsche, Toyota, Mercedes-AMG, Aston Martin, BMW, McLaren, Ford, Peugeot, entre outros.
A chegada dos Jumbos não apenas movimenta o aeroporto, como reforça a relevância do Brasil no cenário global do automobilismo. Os entusiastas podem acompanhar em tempo real os voos e pousos por meio das plataformas de rastreamento e câmeras ao vivo direcionadas ao terminal de Viracopos, disponíveis no portal AEROIN.
Leia também: Bombardeiros B-2 dos EUA atacam o Irã com bombas de 13 toneladas
Com informações de Aeroin
COMENTÁRIOS